Construindo o Tangram

Você já viu um Tangram? Leia as lendas que contam como ele surgiu e junte-se a um colega para desvendar os segredos do Tangram. 

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O que é o Tangram?

1) Como sugestão acesse o site (RACHA CUCA). 

2) Usando as sete peças (ou tans) do Tangram você deve formar vários quebra-cabeças. 

3) As figuras podem ser pessoas, animais, objetos e outros símbolos.

O Tangram é um jogo oriental antigo, constituído por sete peças em forma de figuras geométricas. Observem, a seguir, estas peças;

  • 2 triângulos congruentes de tamanho grande;  tangram 3
  • 1 triângulo de tamanho médio;
  • 2 triângulos congruentes de tamanho pequeno;
  • 1 quadrado;
  • 1 paralelogramo.

Objetivos deste jogo: 

  1. Montar uma figura, usando as sete peças.
  2. Conseguir reconstruir o quadrado original.
  3. Trabalhar com as figuras geométricas planas.

Atividades a serem desenvolvidas: 

=> Primeira atividade

  1. Montar uma figura com as sete peças.
  2. Dar um título sugestivo à sua figura.

=> Segunda atividade

  1. Montar, com as sete peças, o quadrado original do Tangram.
  2. Depois de manusear as peças do Tangram, de tentar reconstruir o espelho do imperador Tan, que tal utilizar os conceitos geométricos já estudados e reconstruir esse “quebra-cabeça”?

CONSIDERAÇÕES

Esta breve postagem tem como objetivo apresentar o Tangram virtual, um recurso didático que envolve conceitos geométricos e pode ser adotado pelo docente como uma ferramenta didático pedagógica para o uso em suas atividades na sala de aula, despertando assim o interesse por parte dos alunos, criando um ambiente de investigação e de construção de conceitos matemáticos.

Em síntese o Tangram é um jogo milenar que exige estratégia e reflexão. Sua maior riqueza consiste em sua simplicidade, pois através do recorte de um quadrado em sete peças é possível criar formas humanas, abstratas e objetos de diversos formatos. Originário da China, e anterior ao século 18, pouco se sabe sua verdadeira origem.

A ideia do Tangram virtual é aliar o potencial deste jogo, que exige imaginação, paciência e criatividade, aos recursos oferecidos pelos ambientes virtuais ou softwares de geometria dinâmica, como Régua e Compasso (R.e.C.). O objetivo maior é promover um ambiente de ensino e aprendizagem, através do qual o aluno desenvolva competências e habilidades do pensamento geométrico integrado com as novas tecnologias. 


REFERÊNCIAS

  • MATHIAS, C. E. M. Novas Tecnologias no Ensino da Matemática: repensando práticas. Capes/UAB MEC – Brasília. 2 ed. 2012. 
  • EJA 8º ano – Volume 2 – 2. ed. – São Paulo – IBEP, 2009. – (Coleção Tempo de Aprender). Vários autores. Conteúdo: Língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciência, artes, inglês.
  • FERNANDES, S.E. Uma proposta prática utilizando o software Geogebra 5.0 e materiais manipuláveis no estudo da Geometria Esférica. Novas Tecnologias no Ensino de Matemática. Duque de Caxias: UFF, 2015.
  • RACHACUCA; Tangram. Disponíver em: http://rachacuca.com.br/raciocinio/tangram/
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About Silas Fernandes

Possui formação em Matemática e Novas Tecnologias. É Prof. da rede pública do Estado da Bahia. Administra o Blog TeMatemática, no qual compartilha suas inquietudes e vivências sobre o ensino e aprendizagem da Matemática.

One response to “Construindo o Tangram”

  1. Aimara Fernandes says :

    Belo trabalho!! Interessante e de fácil leitura!!

    Curtir

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