A Utilização da Calculadora em Sala de Aula

Calculadora em Sala de Aula: Vilã ou Coadjuvante?


calculadoraPara falar sobre o uso das novas tecnologias no ensino da Matemática é preciso pensar sobre o que esperamos delas em nossas práticas pedagógicas. A utilização da informática, computadores e calculadoras em sala de aula, aliada ao processo de ensino e aprendizagem, podem transformar esses recursos em máquinas de ensinar e aprender Matemática.

O uso das novas tecnologias no ensino da matemática exigirá dos professores a releitura crítica de suas práticas. Sem essa releitura, o uso das novas tecnologias terá consequências mais devastadoras do que construtivas. (MATHIAS, 2008, p.6)

Este texto busca apresentar uma breve reflexão sobre a utilização da calculadora em sala de aula, assim como a compreensão dos aspectos positivos e negativos dessa prática, a qual ainda é motivo de muita divergência entre alunos e professores.  Tentaremos entender como este aparelho tão utilizado em nosso cotidiano pode ser um aliado do professor na busca pelo despertar de habilidades e competências em nossos alunos.

Sempre que nós professores falamos da utilização de calculadora em sala de aula, surge em nossos pensamentos uma série de ideias carregadas de preconceitos e opiniões equivocadas, talvez fruto de uma formação inicial tradicionalista, desconectada da ideia de tecnologia aliada à pratica pedagógica e de um paradigma que se perpetua até hoje.

Neste ponto de vista é comum o pensamento de que a utilização deste aparelho leva o aluno à dependência deste recurso e pode acarretar uma espécie de preguiça mental, ocasionada pela falta do processo de armar e efetuar a conta, impedindo também o aluno de desenvolver habilidades de realizar cálculos mentais.

Ao nos debruçarmos sobre as ideias de Ubiratan D’Ambrósio, Carlos Eduardo Mathias (UFF)  e Tatiana Testoni Coelho, percebemos que lançam uma luz e propõem um novo olhar sobre esta questão tão controversa entre professores e alunos. Eles apontam para a possibilidade de inclusão da calculadora no cotidiano escolar e reconhecem este aparelho como um instrumento de cálculo e de investigação.

Se estamos preparando nossos alunos para a vida, para que ele seja introduzido no mercado de trabalho, é primordial que ele saiba utilizar a calculadora e que a escola a empregue de forma prática e eficaz.(Tatiana, 2013)

Através das atividades propostas abaixo podemos evidenciar o potencial pedagógico deste recurso tão presente no cotidiano das pessoas.  De acordo com os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática) a utilização da calculadora auxilia o aluno na habilidade e no treino do cálculo mental, além de permitir a resolução de problemas reais, presentes em nosso cotidiano.

Parece contraditório que por um lado a utilização da calculadora na prática pedagógica seja um motivo de discordância e por outro exista um consentimento comum de que este instrumento faça parte do cotidiano  das pessoas fora da escola. É preciso que a escola e o professor estejam afinados com o mundo no qual estamos inseridos e não persistam em ignorar a existência das novas tecnologias e sua relação com as nossas práticas diárias.

Silas Fernandes


ATIVIDADE PROPOSTA 

O objetivo das atividades propostas consiste na exploração das operações de adição e subtração aliadas a uma metodologia de resolução de problemas, com a utilização da calculadora. Para realização das referidas atividades será necessário que os alunos compreendam o funcionamento do aparelho e como se processam as operações efetuadas para chegar aos resultados.

Problemas:

  1. Tecle [ + ] 2 [ = ] [ = ] [ = ]… Pare quando aparecer o número 50. Quantas vezes foram apertadas a tecla?
  2. Para obter o número 100, quantas vezes você deve teclar [ = ] ?
  3. Agora vamos fazer diferente, tecle [ + ] 2 [ = ] [ = ] [ = ]… Pare quando aparecer o número 100. Quantas vezes foi apertada a tecla [ = ]?
  4. Vamos contar de 5 em 5. Tecle [ + ] 5 [ = ] [ = ] [ = ]… Quantas vezes deve ser teclada a tecla [ = ] para aparecer o número 100
  5. Vamos contar de 10 em 10. Tecle [ + ] 10 [ = ] [ = ] [ = ]… Quantas vezes deve ser apertada a tecla [ = ] para aparecer o número 1000?
  6. Tecle 5 [ + ] 1 [ = ] [ = ] [ = ]… Pare quando aparecer o número 13. Quantas vezes foi apertada a tecla [ = ]?
  7. Agora comece com o número 25, 25 [ + ] 1 [ = ] [ = ] [ = ]… Pare quando alcançar 35. Quantas vezes você apertou a tecla [ = ]?
  8. Vamos contar de trás para frente. Partindo do número 10, tecle 10 [ – ] 1 [ = ] [ = ] [ = ]… Pare quando aparecer 0. Quantas vezes você teclou [ = ]?
  9. Agora comece com o número 45, 45 [ – ] 1 [ = ] [ = ] [ = ]… Pare quando alcançar 35. Quantas vezes você apertou a tecla [ = ]?
  10. Contando para trás de 5 em 5. Comece com 30 e pare quando aparecer 0. 30 [ – ] 5 [ = ] [ = ] [ = ]… Quantas vezes você apertou a tecla [ = ]?
  11. Para contar de 5 até 31 de 2 em 2, você tecla na calculadora 5 [ + ] 2 [ = ] [ = ]  [ = ]… Quantas vezes você apertou a tecla [ = ]? Verifique a sua resposta na calculadora: (a sua resposta [ x ] 2 [ + ] 5 [ = ]. Deve aparecer na calculadora o número 31).
  12. Para contar de 7 até 49 de 3 em 3, você tecla na calculadora 7 [ + ] 3 [ = ] [ = ] [ = ]… Quantas vezes foi apertada a tecla [ = ]? Verifique a sua resposta na calculadora: (a sua resposta [ x ] 3 [ + ] 7 [ = ]. Deve aparecer o número 49).

REFERÊNCIAS

  • D’Ambrosio, Ubiratan. O Uso da Calculadora. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), junho 2003.
  • MATHIAS, C. E. M. Informática no Ensino da Matemática: repensando práticas. Volume 1 – UFF/UAB/MEC, 2008.
  • COELHO, Tatiana T. Calculadora em Sala de Aula: Vilã ou Coadjuvante?. Disponível em http://www.pedagogia.com.br/artigos/calculadora/. Acesso em 20/05/2013.
  • FERNANDES, S.E. Uma proposta prática utilizando o software Geogebra 5.0 e materiais manipuláveis no estudo da Geometria Esférica. Novas Tecnologias no Ensino de Matemática. Duque de Caxias: UFF, 2015.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, SEF,1997.

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Sobre Silas Fernandes

Licenciado em MATEMÁTICA pela Universidade Católica do Salvador, Professor de Matemática, Pós Graduado em Metodologia do Ensino da Matemática (FAAC) e Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (UFF). Como docente tenho experiência na rede pública Municipal de Salvador (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO), rede pública do Estado da Bahia (SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA) e colégios da rede particular. Administro o Blog "TeMatemática" (Temas da Matemática), no qual compartilho minhas inquietudes e vivências sobre o ensino e aprendizagem da Matemática.

Uma resposta para “A Utilização da Calculadora em Sala de Aula”

  1. Paulina diz :

    É importante que o aluno saiba usar esta ferramenta, uma vez que estamos preparando o mesmo para a vida

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