História da Matemática

Pitágoras e a Escola Pitagórica 


Imagem3

Foi na Grécia, por volta de do século VI a.C., que os estudos da propriedade fundamental do triângulo retângulo teve início com Pitágoras. De sua vida pouco é sabido, porém foi ele quem fundou uma sociedade mística secreta, chamada Escola Pitagórica. Os membros dessa seita, os pitagóricos pensavam muito sobre o mundo e tentavam explica-lo através dos números.

Eles descobriram que em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos.

Considerando que a seita pitagórica era secreta a suas descobertas pouco divulgadas, não é possível saber com exatidão qual foi a demonstração utilizada pelos pitagóricos ao famoso teorema.Imagem5

Um professor de Matemática americano, Elisha Scott Loomis colecionou por muitos anos diferentes demonstrações do teorema de Pitágoras e publicou um livro contendo 370 demonstrações diferentes.

Para aprofundar este conteúdo, acesse o site (TEOREMA DE PITÁGORAS). Estão disponíveis três quebra-cabeças para você brincar e aprender. Boa diversão e bom aprendizado.


Referências

  • IMENE, Luiz M.; Descobrindo o Teorema de Pitágoras. Vivendo a Matemática. Editora Scipione, 1988. 47 p.  
  • Márcia Rodrigues Notare; Daniela Stevanin Hoffmann; Maria Alice Gravina – hipertexto Teorema de Pitágoras; Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS.

Anúncios

Tags:, , ,

About Silas Fernandes

Possui formação em Matemática e Novas Tecnologias. É Prof. da rede pública do Estado da Bahia. Administra o Blog TeMatemática, no qual compartilha suas inquietudes e vivências sobre o ensino e aprendizagem da Matemática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: