Tecnologia e Educação

Para falarmos de ensino e aprendizagem da Matemática gostaria de mencionar uma frase do Professor Pierluigi Piazzi, publicadas em seu livro “Aprendendo Inteligência”, que diz: “A Matemática é fácil de aprender, porem é difícil de entender”.

Imagem2

untitledSegundo o autor é durante a aula que o aluno entende o conteúdo e o aprendizado ocorre através da resolução de exercícios diariamente, de forma disciplinada e um pouco a cada dia. Isso nos leva a refletir sobre o papel do professor e suas prática pedagógica. Nossa missão é servir como mediador e proporcionar os recursos para que o aluno possa construir o conhecimento e desenvolver habilidades e competências.

Para promover o entendimento dos conteúdos matemáticos o professor tem de utilizar o máximo de recursos pedagógicos que lhes estejam disponíveis. Uma abordagem histórica do conteúdo, uma abordagem contextualizada com a vivência dos alunos e gradativamente conduzi-lo através da construção do conhecimento.

Dentro deste processo as novas tecnologias têm um papel fundamental, pois elas podem ser utilizadas pelo professor para mediar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A utilização de softwares de geometria dinâmica, objetos educacionais, simuladores, tutoriais e jogos matemáticos dão ao ensino e aprendizagem da Matemática uma nova dimensão e pode ser um grande aliado à prática docente, desde que estejam integradas e fundamentadas às teorias pedagógicas.

Como exemplo apresento o objeto (TUTORIAL MEDIANAS SILAS), um vídeo introdutório sobre pontos notáveis de um triângulo, para que o aluno seja motivado a realizar as atividades propostas, podendo acessá-lo de qualquer lugar e sempre que necessário.

Vivemos em uma era cercada por tecnologias, facilidades, modernidades e vale lembrar que existe uma cobrança por parte dos alunos os quais já convivem diariamente com esses recursos. Não podemos ignorar que no centro desta reflexão está a educação, tão essencial à formação das futuras gerações e ao desenvolvimento humano.

É sobre esta temática que pretendo trazer algumas reflexões, para que possamos discutir e ampliar nosso entendimento sobre o ensino e aprendizado da Matemática aliado às novas tecnologias.

Para enriquecer nossa discussão gostaria de propor a todos que assistam ao vídeo Tecnologia para a vida, disponibilizado no endereço abaixo. Apresentem suas opiniões, reflexões, contribuições e questionamentos.

Até Breve…!

Silas Fernandes


Referências

  •  Piazzi, Pierluigi. Aprendendo Inteligência: manual de instrução do cérebro para alunos em geral – 2 ed. rev. – São Paulo : Aleph, 2008. – (Coleção neuropedagogia; vol. 1)
  • COSTA, Rosa. [Opinião sobre educação e novas tecnologias no Brasil]. Entrevista concedida no Programa Conexão Futura 18/01/2013 Tecnologia para a Vida. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=TldN9j4wdhQ>.
  • FERNANDES, S.E. Uma proposta prática utilizando o software Geogebra 5.0 e materiais manipuláveis no estudo da Geometria Esférica. Novas Tecnologias no Ensino de Matemática. Duque de Caxias: UFF, 2015.
Anúncios

Tags:,

About Silas Fernandes

Possui formação em Matemática e Novas Tecnologias. É Prof. da rede pública do Estado da Bahia. Administra o Blog TeMatemática, no qual compartilha suas inquietudes e vivências sobre o ensino e aprendizagem da Matemática.

One response to “Tecnologia e Educação”

  1. Aimara Santana says :

    Boa reflexão.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: